O que é o choro canino?

A forma de comunicação canina é uma das coisas mais fascinantes para quem compartilha a vida com estes seres.

Eles podem não possuir um discurso articulado como nós, mas em sua própria maneira, cachorros são tão comunicativos quanto humanos. Alguns diriam que é até melhor, já que são mais honestos.

Seja na linguagem corporal, movimento e posição da cauda, forma como ele te olha ou late, cachorros estão sempre tentando nos dizer alguma coisa.

Entender quando um cachorro está feliz parece ser fácil, mas e quando ele está triste, sofrendo ou com dor? Eles conseguem chorar? E o que acontece quando eles choram?

Seria correto igualar resmungo e uivos com expressões humanas como gritos e choros? As lágrimas de cachorros podem ser comparadas às lágrimas de humanos? Cachorros conseguem expressar a dor, solidão ou tristeza por meio dos dutos lacrimais da mesma forma que seus tutores? Aliás, cachorros tem dutos lacrimais?

Com certeza!

Qualquer pessoa que tenha um cão claro ou branco —Shih-tzu, Maltês, Lhasa Apso, Poodles entre outras tantas raças— são a prova de que cachorros tem dutos lacrimais. Fica muito evidente nessas raças devido às lágrimas ácidas que mancham o pelo com o passar do tempo.

 

Resmungar e uivar, é o choro do cachorro?

As vocalizações de cachorros (resmungos e uivos) são muito associadas ao estado emocional do cão, mas isso não é necessariamente uma verdade. Em momentos específicos de dor – quando pisam em uma pata, por exemplo – o instinto do cachorro é muito similar ao nosso. Um cão pode emitir um som de dor em casos específicos como esses, mas não vai fazer isso repetidamente em resposta a um estímulo de dor crônica

Para cães, latir, resmungar e até uivar é uma maneira de conseguir diferentes coisas e desejos. Normalmente, as vocalizações de cachorros tendem a ser mais comunicativas que emocionais, afinal, os cães aprendem seus comportamentos e entendem que após produzirem certos ruídos e sons conseguem diferentes resultados. Vocalizações caninas são semelhantes, mas não equivalentes a choros humanos.

Cachorros respondem a choros humanos?

Bebês e crianças também aprendem seus comportamentos. Seus choros e gritos podem ser tão eficientes quanto de cachorros. Não é porque cães não demonstram tristeza, dor, raiva ou felicidade pelas glândulas lacrimais que eles não sentem estas emoções. Sabemos que cachorros reagem de maneira negativa à ansiedade, medo e stress.

Quantas vezes vocês passaram por alguma situação em que estava doente, triste ou com dor, e seu cão foi te acolher ou passou a se sentir de forma similar a você?

__
Por ElevenChimps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *