O Shih-tzu é uma das raças de cachorro mais queridas do mundo, e ser tornou uma das raças de companhia prediletas de adultos e crianças.

Vamos saber um pouco mais sobre a história do shih-tzu?

História

Estima-se que os primeiros exemplares vieram do cruzamento entre pequenos cães sagrados do Tibet e antepassados do Pequinês.

O leão é considerado, pelo budismo, um animal atributo da divindade. Isso talvez explique o fato da raça, que tem aspecto leonino, ser tão querida por toda a China.

Temperamento

Integrante do grupo dos cães de companhia, o Shih-tzu é bastante ativo (bom, a maioria), atento e dócil. Apesar de sua independência, é muito carinhoso.

Diferente do Lhasa Apso, o Shih-tzu tende a ser mais receptivo e dócil, sendo mais tolerantes com crianças, animais e pessoas estranhas. Mas, podem se irritar com facilidade se provocado.

Nem todos os Shih-tzus, porém, lidam da mesma forma diante da ausência do dono ou de pessoas muito próximas, podendo, inclusive, desenvolver um comportamento excessivamente carente. Se ensinados desde cedo, contudo, tendem a ser excelentes companheiros.

Descrição e aparência

Robusto e com pêlos abundantes, o Shih-tzu tem cabeça em forma de bola de futebol americano, com focinho bem largo e curto, de forma quadrada e, em sua maioria, de trufa preta.

Os olhos do Shih-tzu são escuros, grandes e redondos, bem separados. As orelhas são grandes e caídas, cobertas com pelagem abundante.

De porte pequeno, o Shih-Tzu apresenta altura máxima de 27 centímetros, e o peso padrão para a raça fica entre 5kg e 7,5 kg.

___
Pet Nativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *